Neste livro, eu não poderia deixar de mencionar o reconhecimento da importância da Fonoaudiologia e da preparação vocal na minha carreira como cantora (lírica, jazz, musicais) e também como professora.
Com a Fonoaudiologia, aprendi sobre ajuste vocal entre voz falada e cantada, usado em muitas das operetas e musicais que interpretei, pois nesses espetáculos a mudança entre voz falada e cantada é muito frequente. Adquiri uma resistência vocal acentuada durante os inúmeros concertos em que eu alternava voz falada e cantada, pois tenho o hábito de traduzir árias que interpreto, por considerar um grande prazer interagir com o meu público.
Os exercícios vocais propostos pelos fonoaudiólogos para antes dos vocalizes e minha maior compreensão sobre a prática da higiene vocal facilitaram significativamente meu desempenho no canto.
O fonoaudiólogo desperta a propriocepção do indivíduo para o funcionamento da musculatura envolvida tanto na voz falada como na cantada, fazendo com que ele se torne soberano no desempenho do uso da voz. Muitas vezes, a atenção do cantor durante os vocalizes está demasiadamente voltada para a afinação, o que é importante, mas ele se esquece de que não pode usar esforço excessivo para fazê-lo.
Podemos, portanto, concluir que as parcerias entre professores de canto, fonoaudiólogos e médicos otorrinolaringologistas são extremamente necessárias e benéficas para o bem-estar dos alunos de canto, dos cantores e dos profissionais da voz em geral.
Maude Salazar Os exercícios vocais propostos pelos fonoaudiólogos para antes dos vocalizes e minha maior compreensão sobre a prática da higiene vocal facilitaram significativamente meu desempenho no canto.
O fonoaudiólogo desperta a propriocepção do indivíduo para o funcionamento da musculatura envolvida tanto na voz falada como na cantada, fazendo com que ele se torne soberano no desempenho do uso da voz. Muitas vezes, a atenção do cantor durante os vocalizes está demasiadamente voltada para a afinação, o que é importante, mas ele se esquece de que não pode usar esforço excessivo para fazê-lo.
Podemos, portanto, concluir que as parcerias entre professores de canto, fonoaudiólogos e médicos otorrinolaringologistas são extremamente necessárias e benéficas para o bem-estar dos alunos de canto, dos cantores e dos profissionais da voz em geral.
Indice
O Livro Yoga da Voz contém os seguintes tópicos:
v APRESENTAÇÃO
v INTRODUÇÃO
v CAPÍTULO I
O QUE É YOGA DA VOZ
v CAPÍTULO II
OS SONS QUE CURAM
v CAPÍTULO III
OS CHAKRAS
ENTOAÇÃO PARA ATIVAR OS CHAKRAS - EXEMPLOS
v CAPÍTULO IV
O PODER DAS CORES
v CAPÍTULO V
OS MANTRAS
MANTRAS VOCÁLICOS
MANTRAS CABALÍSTICOS
CANTO GREGORIANO
v CAPÍTULO VI
PORQUE CANTAMOS
v CAPÍTULO VII
ENTOANDO O SOM QUE CURA
v CAPÍTULO VIII
A AUDIÇÃO
v CAPÍTULO IX
RESPIRAÇÃO
FISIOLOGIA DA RESPIRAÇÃO
v CAPÍTULO X
APARELHO FONADOR
PRODUÇÃO DO SOM
APOIO MUSCULAR
v CAPÍTULO XI
TÉCNICA VOCAL
POSICIONAMENTO DO SOM
PASSAGEM DA VOZ
TESSITURA
ARTICULAÇÃO, DICÇÃO E PROJEÇÃO DO SOM
RELAXAMENTO E POSTURA
v CAPÍTULO XII
O TRABALHO DA YOGA DA VOZ
O TRABALHO DA YOGA DA VOZ EM GRUPO
v CAPÍTULO XIII
PREPARAÇÃO CORPORAL
EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO E RELAXAMENTO
EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO
MEDITAÇÃO
v CAPÍTULO XIV
PREPARAÇÃO VOCAL
v CAPÍTULO XV
CUIDADOS VOCAIS
v CONCLUSÃO
v POSFÁCIO